top of page
Buscar

PIBID | Artes realiza intervenções nas turmas do Ensino Médio na Escola Jerônimo Alves de Araújo

Foto do escritor: Cesar Augustus Diniz SilvaCesar Augustus Diniz Silva

Os bolsistas Jackson, Paulo Cézar e Lucas realizaram 3 intervenções, uma em cada série do Ensino Médio na Escola Jerônimo Alves de Araújo entre os dias 26/11/2020 e 10/12/2020 abordando a temática "arte, produção e música popular brasileira".


No 1º encontro estavam presentes cerca de 21 pessoas. Foi feita a apresentação inicial sobre a gente como alunos do PIBID, o que é o PIBID, e proposta de com seria as aulas.


Demos início à aula com algumas indagações sobre a infância dos discentes, resgatando sua memória afetiva, perguntas: De como era a casa? Morava-se na cidade ou interior? Pedimos que eles usassem o microfone, mas alguns preferiram participaram pelo chat, respondendo as perguntas que foram feitas acerca da infância deles, Falamos um pouco também da nossa infância, das brincadeiras.


Após isso foi apresentado o texto “Lembranças da infância”, uma aluna se propôs a ler. Foi dado um tempo pra eles formularem um texto de 5 a 10 linhas sobre a Infância deles como atividade proposta. Nos últimos minutos de aula, abrirmos espaço sobre dúvidas que eles tinham em relação a curso superior, perguntamos qual curso queriam fazer. Uma aluna estava indecisa e outra disse que queria medicina veterinária, apresentemos quais os cursos disponíveis no IFCE de Crateús. Finalizamos o encontro com a atividade proposta para ser apresentada no próximo encontro.


"No segundo encontro, trabalhamos a aula com um slide relacionado ao tema música e cultura. Demos início à aula com a pergunta: os que eles entendiam sobre música, utilizaram mais o chat do meet para responder. Como música não tem definição correta, responderam no sentido amplo. Perguntamos também a definição sobre cultura, e de modo geral foi muito proveitoso, pois alguns participaram no chat e escreveram o que entendiam em sua opinião. Discorremos sobre o slide falando sobre música e cultura de modo geral em termos mais técnicos, pegando o gancho falamos sobre: Etnomusicologia; Música Brasileira (Folclórica popular e urbana); MPB e Música de Rádio. Após isso foi apresentado algumas perguntas para os discentes pensarem, entre elas: Como a música está presente no seu dia a dia? Qual a relação que há entre música e cultura? Na sua realidade como a cultura e a música estão inseridas? (Tradição e/ou costumes de família)."


"Na terceira intervenção, iniciamos fazendo uma retomada no momento anterior, onde abordamos “Música e Cultura”, em seguida apresentamos a “Música Popular Brasileira”, assunto proposto para o momento em questão. Começamos com uma abordagem sobre os diferentes tipos de música popular, ressaltando que algumas por não fazer parte do nosso cotidiano acabam por ficarem esquecidas. Destacou-se também algumas categorias da música popular brasileira, como, a música folclórica, onde trouxemos os exemplos de cantigas de rodas, músicas que cantamos em comemorações, como os aniversários e músicas produzidas em tribos indígenas, também abordamos sobre a música rural ou regional e a música “popularesca” ou urbana, nesta última citamos o exemplo do forró estilizado ou eletrônico, que ganha cada vez mais espaço no mercado musical. Abordamos sobre o surgimento das tecnologias, que possibilitaram a ascensão da música, fazendo dela mais acessível, alguns alunos participaram pelo chat e até sentiram-se confortáveis para usar o microfone, quando trouxemos gêneros e estilos musicais mais atuais, como o Kpop, desse ponto de partida abriu-se uma discussão junto com os alunos sobre como o mercado musical está sendo moldado com o surgimento de novos estilos musicais e como os números em “charts” digitais e em plataformas de “streaming” impacta neste mercado. Desatacou-se a importância da rádio para a disseminação da música, sejam elas antigas ou atuais, sendo a rádio uma distribuidora em massa de músicas que contribui para um “feedback” para as gravadoras, que avaliam se o que seus artistas estão produzindo estão tendo impacto nas rádios. E um ponto sobre a rádio que foi destacado foi, sua importância para levar as músicas que eram produzidas no campo até as cidades e vice e versa, tornando a música mais globalizada com esse alcance que ultrapassa as fronteiras. Finalizando a aula, destacamos que a Música Popular Brasileira é fruto deste mercado musical, pois não engloba apenas um gênero musical especifico e sim vários gêneros que possuem suas vertentes, como o samba, o forró pé de serra, dentre outros. Por fim passamos um pequeno questionário de três questões de múltipla escolha, onde tivemos uma boa participação dos alunos. Terminamos com uma frase de uma composição autoral do “Pibidiano” Jackson Martins e agradecendo aos alunos por nos “receberem”, agradecendo aos professores pelo espaço e por nos orientarem e desejando sucesso aos alunos que estão se despedindo do ensino médio."





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por PIBID | Artes - IFCE Crateús. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page