Os pibidianos Flávia e Gilberto realizaram duas intervenções na turma de 9º ano na Escola Maria José Bezerra de Melo, no período de 27/11 a 02/12 de 2020.
A intervenção foi iniciada pelo grupo de Whatsapp do 9° ano, da escola Maria José, com as boas vindas e o entusiasmo em encontrar os estudantes de forma síncrona no Google Meet, Gilberto criou a sala e deixou algumas músicas eruditas tocando enquanto aguardávamos a chegada dos estudantes, quando vimos que já tinham uma quantidade significativa, fomos puxando algumas perguntas como: "Vocês já fizeram aula de música? Alguém sabe tocar algum instrumento musical?"
Os estudantes interagiram através do chat. Quando iniciamos de fato a aula, houve apresentação dos professores PIBIDianos, da formação no curso de licenciatura em música do IFCE Crateús e uma breve reflexão sobre arte e música como um todo. Fizemos uma dinâmica com o ritmo do Coco, utilizando o pandeiro, contextualizando sobre este ritmo contribuir com a riqueza da cultura nordestina, demonstramos a música "Abelha Aripuá". A dinâmica de apresentação com os nomes dos estudantes foi explicada, porém, os estudantes estavam inibidos e somente a professora supervisora Ângela e o estudante Erick participou aderindo a proposta. Não insistimos na dinâmica sabendo que os estudantes estavam envergonhados. A professora Flávia perguntou aos estudantes qual era a intensão dos estudantes para o dia e para a aula de artes, de acordo com as devolutivas, Flávia pediu licença pra apresentar sua composição que se chama "Mandala" proporcionando momentos de reflexões sobre a visão da arte no todo, inclusive em si mesmo.
Flávia perguntou aos estudantes se eles gostariam de ter vivências corporais, eles responderam que sim, então a professora puxou uma pequena vivência de Educação Somática com sabe na percepção corporal através dos pés e da postura, foi perguntado aos estudantes como estavam se sentindo e houve uma resposta bem satisfatória quando disseram que estavam bem e relaxados. Fomos as encaminhamentos de finalização do nosso encontro, agradecendo a presença dos estudantes e a oportunidade proporcionada pela escola Maria José.
Na segunda intervenção, o objetivo foi: Descobrir Som e Silêncio.
Metodologia: Em formato de roda de conversa, a intenção dessa aula é despertar o olhar sensitivo artístico dos estudantes para o seu entorno, através de práticas de Educação Integral, envolvendo as diversas linguagens dentre as dinâmicas envolvidas foram desenhos, movimentos corporais e o trabalho de percepção.
Materiais que vamos pedir no grupo:
• Papel e lápis de cor ou caneta
• um lenço
• duas folhas de papel
Atividades com os materiais:
• desenho da paisagem sonora
• dança livre com a música Vai e Vem do Grupo Trii
• Percepção de como uma folha de papel pode representar sonoridades diferentes (Ex.: som da chuva e som de trovão) Com a outra folha, uma atividade de percepção corporal (Educação Somática)
Planejamento dos momentos:
• Fala no grupo de Whatsapp pedindo pra pegar os materiais minutos antes da aula e chamada para o Google meet
• Você inicia a aula falando que nos vamos abordar um pouco sobre som e silêncio, pergunta o que é pra eles o som e o silêncio, fala sobre o experimento do John Cage e a música 4:33, depois o teu vídeo e fala mais um pouco sobre som e silêncio
• convida eles pra fechar os olhos e abrir os ouvidos, tentar ouvir os sons mais longes e os mais pertos, daí pede pra eles fazerem uma representatividade desse som através de um desenho, daí a gente tbm faz o nosso, 3min pra desenhar no máximo 5min. A gente fala um pouco do poder da audição e como tudo é vibração;
• Passa pra atividade do lenço;
• Daí vai pra prática de Educação Somática e fechamos a aula.
Vídeos repassados no encontro:
• https://youtu.be/GwQdqn8XBQg 4"33 Jonh Cage - Franz Ventura
• https://youtu.be/yLUAufpNtq8 Grupo Triii - Vai e Vem.
Comentarios