Nome do projeto: Ser de Arte
Escola: Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo
Integrantes do projeto: Flávia Fabriny Rodrigues, Gilberto Alves Rufino, Maria Caroline Portela Farias, Rafaela de Sousa Macedo
Palavras-chave (até 3): Experiência PIBID Artes. Ações pedagógicas artísticas. Cultura.
Data de início: 24/06/2021
Data de fim: 24/12/2021
Carga horária: 30h
Público alvo (detalhar a turma, o ano, a etapa, se houve seleção e etc.)
Estudantes do 6° ao 9°
Número médio de pessoas atingidas pelo projeto : 5 a 10 pessoas.
Apresentação do projeto
No segundo período da ação Ser de Arte tratamos sobre culturas, expandindo do macro ao micro, desde cultura indígena à cultura nordestina e local, abordando temas com enfoque musical sobre os ritmos, o canto, a percussão corporal e apreciação musical. Contemplamos as ações através de saraus culturais online, abrindo planejamento para o retorno presencial e contando com o interesse dos estudantes neste retorno.
Justificativa para o desenvolvimento do projeto
Continuação dos planejamentos e ações pedagógicas englobando o ler, fazer e contextualizar das quatro linguagens artísticas, como sugerido no início da ação Ser de Arte.
Objetivos alcançados
Participação dos estudantes nas atividades propostas, rodas de conversas, saraus.
Instrumentos de avaliação (somente citar quais foram usados)
Interação, motivação e assiduidade dos estudantes nos encontros síncronos e assíncronos.
Metodologia utilizada
Aula expositiva remota síncrona ou gravada, contemplando a temática prevista no plano. Atividades práticas síncronas e atividades fazendo uso de meios digitais para aplicação e significação dos assuntos abordados.
Produtos gerados com o desenvolvimento da ação
Participação dos jogos musicais e aproximação com a teoria musical, poemas dos estudantes, desenhos, exposição de fotografias, músicas, participação nos saraus e vídeo da música Baião de Luiz Gonzaga utilizando o canto e percussão corporal em vídeo editado dos professores e estudantes.
Principais potencialidades encontradas
Encontramos estudantes dedicados às propostas aplicadas, dentre eles, musicistas, desenhistas, compositores, poetas, cordelistas, fotógrafos e de fácil diálogo.
Principais dificuldades enfrentadas
Problemas com a internet, delay, falta de acesso a materiais que auxiliaria nos encontros síncronos como computador para os estudantes. Planejamentos de ações que facilitariam a interação se fosse em um formato presencial como dinâmicas, aulas de canto, contato visual e estímulos.
Estratégias de superação das dificuldades
Conseguir dentro dos planejamentos adaptar dinâmicas para o formato remoto, realizar saraus e atividades que instiguem a curiosidade e o senso de pesquisa para os estudantes. O uso de vídeos do YouTube e sites educativos, construção de jogos musicais utilizando slides, permitir que os estudantes mostrasse suas preferências musicais nos encontros.
Outras informações (considerações diversas)
Nos esforçamos enquanto grupo para realizar atividades de aproximação, interação e momentos de descontração para aplicar os conteúdos de forma lúdica, mesmo com dificuldades enfrentadas durante a pandemia e no período remoto.





Comments