Escola: Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo
Integrantes do projeto: Domingos Mesquita Alves e José Augusto Chaves
Palavras-chave (até 3): Gênero musical; Jogos; Eventos.
Carga horária total: 24h
Público alvo (detalhar a turma, o ano, a etapa, se houve seleção e etc.)
Turmas de sexto e sétimo ano do fundamental II
Número médio de pessoas atingidas pelo projeto: 6
Apresentação do projeto
A fim de continuar com o projeto anterior, "Hora da Música", projeto este elaborado pelos pibidianos Domingos Mesquita Alves e José Augusto Chaves, foi-se elaborado a ação "Hora da Música 2.0". Dessa forma, foi continuado a realização de apresentações de curiosidades sobre gêneros musicais, no entanto, por continuarmos no cenário pandêmico do COVID-19, optamos por substituir os encontros realizados de forma síncrona pelo WhatsApp por encontros síncronos pelo meet. O "Hora da Música 2.0" continua direcionada às turmas dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, ainda com o propósito de aumentar a possibilidade do contato dos estudantes com outros estilos e gêneros musicais, não deixá-los estagnados em um estilo proposto pela mídia.
Justificativa para o desenvolvimento do projeto
Tendo em vista que existem uma variedade muito grande de gêneros e estilos musicais que podem exercitar a apreciação musical dos jovens, sabemos que os gêneros musicais que ficam em evidência nas grandes mídias são na maioria das vezes os mesmo, nos deixando com uma diversidade musical bastante limitada. O momento pandêmico o qual estamos sujeitos aumentou o acesso a redes sociais e o consumo de informações expostos pelas emissoras de rádio ou televisivas, logo, estes meios propagam alguns estilos e gêneros musicais. Baseada nisso, então esse projeto vem como uma forma de despertar a curiosidade dos estudantes a conhecer como se deu surgimento de alguns gêneros musicais, suas influências, suas transformações ao longo do tempo e suas características principais, a fim de que o estudante possa por si só pesquisar e procurar a ouvir mais músicas sobre os gêneros apresentados e ampliar ainda mais seu leque de possibilidades musicais.
Objetivos alcançados
Alcançamos uma maior interação com os estudantes, no entanto, ainda continuamos com um número baixo de alunos nos encontros semanais. No "Hora da Música 2.0" foram realizadas apresentações elaboradas pelos estudantes, dessa forma, diferente do "Hora da Música", conseguimos uma melhor socialização entre os estudantes com a ação.
Instrumentos de avaliação (somente citar quais foram usados)
A avaliação foi processual e contínua, levando em conta a participação, contribuições e reflexões sobre os assuntos abordados nos encontros. Foi-se levado em conta as resoluções de alguns formulários e apresentações dos estudantes nos eventos (Sarau e jogos grupal).
Metodologia utilizada
Expositiva, Sócio interacionismo (Lev Vygotsky) e aprendizado baseada em projetos
Produtos gerados com o desenvolvimento da ação
Foram produzidos materiais didáticos como: vídeo aulas, slides, playlists de vídeos e músicas e atividades pelo google formulários; além de produções para eventos como os saraus e jogos. Nos saraus foram gravados vídeos com um repertório voltado para o choro e para os jogos foram produzidos uma lista com informações dos conteúdos passados ao decorrer da ação para serem inseridas ao jogo com todas as turmas da escolas.
Principais potencialidades encontradas
Foi observado que os encontros pelo meet, mesmo com pouca adesão dos estudantes, mas com uma boa participação da minoria, foi um avanço que obtivemos comparado com os encontros realizados pelo whatsApp. No entanto, o WhatsApp continuou sendo nossa principal forma de comunicação, pois era a maneira mais simples para comunicação com os jovens. Ao decorrer da ação, foi observado também, em evento proposto pelos pibidianos, que os estudantes gostam de eventos em conjunto, como: Sarau, oficinas e jogos. Então, decidimos trabalhar em conjunto com as demais ações de outros grupos de pibidianos da mesma área e elaboramos 1 semana e 3 saraus, onde um estava presente na semana de encerramento.
Principais dificuldades enfrentadas
A primeira dificuldade foi encontrar uma data para o iniciar a ação, pois com retorno das aulas presenciais tivemos de mudar a metodologia, horário e atividades.
A segunda dificuldade foi a ausência de um diálogo melhor com o professor supervisor. Isso nos impossibilitou de realizar algumas atividades, pois, não estávamos cientes de algumas coisas da escola (avaliação ou eventos para avaliações externas), e isso mexia com nosso planejamento.
Estratégias de superação das dificuldades
Buscamos melhorias através de diálogo com os estudantes, dessa forma entenderíamos onde melhor e como fazer para buscar melhor participação dos estudantes nas intervenções.
Comments