
IFCE campus de Crateús
Bolsistas:
Anderson Leandro Ferreira do Nascimento
Lais Kemilly Martins Texeira
Marcos Daniel Martins Gomes
Paravras-chave
Jogos Musicais. Educação Musical. Musicalização.
Duração
04/01/2021 a 30/06/2021
Público alvo
Turma do 2º Ano do Ensino Médio Integrado em Química.
Número médio de pessoas atingidas pelo projeto
10
Apresentação do projeto
O projeto Game Music busca por meio de observações das aulas dos regentes Professor Cesar Diniz (instrumento musical flauta doce) e Professor João Paulo (Musicalização e Técnica Vocal) produzir material educativo de apoio com as temáticas Jogos Musicais, que visa um melhor aprendizado fundindo os conteúdos às aulas interativas e gamificadas. Organizando junto ao plano de aula e tema de cada professor, as intervenções facilitam o acesso de estudantes aos conteúdos básicos e intermediários da Música tornando as aulas mais lúdicas e interessantes despertando assim o interesse de cada estudante presente nas aulas síncronas e também tentando aumentar o engajamento e participação direta de estudantes durante os momentos de aula e de cada jogo.
Justificativa
Música é uma área de conhecimento rica, ampla e diversificada, que traz conteúdos teóricos e práticos que necessitam de engajamento, persistência e força de vontade para ser aprendida de forma eficaz. Vista por algumas pessoas que a estudam como entediante e repetitiva. O projeto Game Music tenta melhorar a visão das pessoas alcançadas a respeito dos conteúdos musicais, apresentando formas de aprendizado diferentes das tradicionais, com interatividade, gamificação e divertimento. Assim, o projeto torna as aulas de Música mais interessantes e por consequência aumenta a participação direta de estudantes, que respondem a quizes, realiza atividades guiadas e participam de jogos musicais que tem por finalidade ensinar algum aspecto musical teórico e/ou prático.
Objetivos alcançados
Participação qualitativa de estudantes que participaram das atividades propostas. Melhora no desempenho prático através dos conhecimentos teóricos e técnicos das atividades propostas e vice versa.
Avaliação
Participação da aula; participação nas atividades propostas; feedback dos (as) estudantes sobre as atividades propostas.
Metodologia utilizada
Exploração de aspectos teóricos, técnicos e práticos musicais através de jogos musicais.
Produtos gerados com o desenvolvimento da ação
Materiais didáticos e materiais audiovisuais produzidos para os momentos de dinâmica síncrona e consultas assíncronas para quem não participou das aulas via Google Meet.
Principais potencialidades
Melhora na interatividade da turma com mediadores (as) dos jogos e professor; Melhora do entendimento do conteúdo exposto pelo professor através do jogo proposto para cada tema; Reprodutibilidade dos jogos sem a supervisão dos (as) mediadores e professor.
Principais desafios
Conectividade para as aulas síncronas; Tempo disponível simultâneo dos (as) mediadores para produção dos materiais e dos jogos; Resistência de estudantes às tarefas pedidas pelos jogos.
Estratégias de superação
Diversificação dos jogos e das formas de participar; Adaptação aos feedbacks recebidos para entendimento das dificuldades e limitações de cada estudante.
A participação dos professores durante os jogos musicais motivou os (as) estudantes a participarem também.
Comentários