top of page
Buscar

Ação: Estação Musical 2022.1

Foto do escritor: Cesar Augustus Diniz SilvaCesar Augustus Diniz Silva

Atualizado: 19 de jun. de 2023

Grupo: Anderson Leandro Ferreira Do Nascimento, Antonia Fiama Teixeira do Nascimento, Caio Albuquerque da Silva, Francisco Jeferson Paulino Santiago, Hellem Kessya Rosa Cavalcante, Luca Cavalcante Barbosa, Marcos Daniel Martins Gomes, Samuel Araújo Mota

Período: 2022.1

Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)


Palavras-chave (até 3)

Jogos musicais, apreciação, interdisciplinaridade.


Período: 11/02/2022 - 18/03/2022


Carga horária total

12


Número médio de pessoas atingidas pelo projeto

6


Apresentação do projeto

O projeto consiste em uma oportunidade de atividade extra turno para todos os estudantes do IFCE campus Crateús, principalmente discentes do ensino médio integrado em química e comunidade externa, com objetivo de realizar uma inserção no mundo da cultura musical e também no fazer artísticos, com a realização de jogos musicais; atividades gamificadas; estudos introdutórios em história da arte, teoria aplicada na prática de forma interdisciplinar fundamentada nas linguagens do componente Artes.


Justificativa para o desenvolvimento do projeto

A partir das observações das aulas e das ações ministradas no projeto dentro da modalidade remota, consideramos a oportunidade de continuar com o Estação Musical, propondo atividades interdisciplinares entre as linguagens artísticas, no modelo de ensino presencial, de forma lúdica a estimular o interesse dos estudantes pelo aprendizado da música como área de conhecimento englobando diversos conteúdos por meio da realização de jogos e atividades gamificadas que abordam a história da arte, teoria e prática musical, instigando a criatividade, autonomia, difusão da cultura musical numa perspectiva dialógica (crítico-reflexivo).


Objetivos alcançados

Trabalho de criatividade e autonomia dos estudantes;

Desenvolvimento de uma linguagem artística de modo interdisciplinar;

Estimulo e interesse no desenvolvimento musical com aprendizado por meio dos jogos dinâmicos e interativos;

Dialogar sobre temáticas em artes numa perspectiva crítico-reflexiva.


Instrumentos de avaliação (somente citar quais foram usados)

Os materiais utilizados em sala foram: notebook, smartphone, youtube, google apresentações (slides), google docs, projetor, caixa de som, instrumentos musicais (piano, violão e o ukulele) materiais para produção sonora, material didático elaborado. A avaliação ocorreu de forma gradual e processual durante as aulas com participação dos estudantes nas discussões, atividades, dinâmicas e jogos propostos. Demonstrando interesse e compreensão do conteúdo através do diálogo.


Metodologia utilizada

A execução do projeto se deu através de diálogo entre os pibidianos e os discentes através de oficinas semanais com encontros presenciais no bloco 02 sala 03 às sextas-feiras das 11h20 às 12h20. Explorando conceitos musicais através da gamificação, curiosidades no mundo da música, história da arte, investigando os aspectos culturais e teórico-prático da música. De forma que toda semana um tema era abordado, seja utilizando ferramentas de software como o aplicativo kahoot, a linguagem corporal, como a percussão corporal.


Produtos gerados com o desenvolvimento da ação

Materiais com conteúdos interativos (slides), vídeos de apresentações artísticas.


Principais dificuldades enfrentadas

Evasão;

Conflito entre horários


Estratégias de superação das dificuldades

Diálogo com os estudantes;

Reuniões semanais de planejamento;

Atividades interativas;

Trabalho em equipe;

Contribuições do supervisor do núcleo IFCE;

Construção de materiais de apoio;

Recursos de Plataformas digitais.


Outras informações (considerações diversas)

A experiência apresentada, em conjuntos com todas as demais experiências desenvolvidas e vivenciadas ao longo do programa, possibilitou a inserção dos licenciandos no cotidiano da escola, fomentando a efetivação entre a teoria e a prática docente.

Percebe-se a relevância do PIBID para a formação dos licenciandos e considera-se que os subprodutos do programa em seu subprojeto de Artes do campus de Crateús, possibilitou a democratização do acesso às Artes/Música, apontando no sentido da consolidação da área enquanto campo de estudo em nossa região.

Somando-se a isso, consideramos a transição do modelo de ensino remoto para o presencial uma experiência que trouxe desafios e aprendizados, oportunizando a exploração de ferramentas digitais como recurso pedagógico para o planejamento e prática das ações e que podem continuar auxiliando em sala de aula.








7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por PIBID | Artes - IFCE Crateús. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page