Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo
Helio Ferreira Azevedo, Jéssica Ferreira Marques
Palavras-chave
Educação musical. Artes. Licenciatura em Música. Aulas assíncronas.
Período
02/03/202129/06/2021
Alunos matriculados no 6 ano do ensino fundamental da Escola Maria José Bezerra de Melo e que estejam acompanhando as aulas por meio das aulas assíncronas que ocorrem por meio do grupo de Whatsapp da turma.
Aproximadamente 75 pessoas entre alunos e professores presentes no grupo de Whatsapp da turma .
Apresentação do projeto
O Projeto Entre telas: A educação musical em uma nova perspectiva ,busca apresentar atividades que estimulem os alunos e incentive-os a gostar e fazer música de acordo com as possibilidades do ensino remoto, também conversando com os assuntos abordados nas aulas de arte.
Justificativa para o desenvolvimento do projeto
Estando inserido na comunidade escolar por meio de uma oficina antes das aulas de artes do 6° ano da escola Maria José Bezerra de Melo, buscamos explanar os conteúdos trabalhados na sala de aula e apresentar outras formas de fazer e estudar arte por meio da música e principalmente por meio da educação musical.
Objetivos alcançados
Acredito que a apresentação de novas formas de fazer som com o corpo; a apreciação de ritmos e artistas que não conheciam e que são muito importantes para a cultura musical brasileira; a apresentação de novas formas de arte como as artes visuais e por fim a apresentação de manifestações culturais presentes na cidade representada pelas festas juninas.
Foram utilizados como instrumentos de avaliação a participação dos alunos durante a intervenção, a confecção de vídeos com a percussão corporal feita pelos alunos
Metodologia utilizada
Dentre algumas das principais metodologias aplicadas até o momento, podemos destacar: (a) a apreciação musical de diversos gêneros musicais como destaca Massuia (2012); (b) a produção de vídeos com conteúdo buscando uma maior visibilidade aos alunos;(c) o desenvolvimento da percussão corporal como linguagem artística e musical (GRANJA, 2006); e utilizando todas essas metodologias em conjunto buscando uma abordagem integrada entre teoria e prática, baseado em França e Swanwick (2002), buscando uma experiência musical ativa. Até o momento temos vídeos dos alunos executando a percussão corporal ,além das interações ocorridas no momento da intervenção.
O momento em que mais podemos perceber uma maior participação e engajamento com a turma foi na apresentação e desenvolvimento da percussão corporal.
A principal dificuldade encontrada foi conseguir que os alunos participassem das atividades propostas, e em alguns momentos até das intervenções realizadas em sala de aula. Ir modificando as metodologias utilizadas a fim de buscar uma que melhor se adapte com a turma para que ocorra o desenvolvimento da forma prevista e maior participação por meio dos alunos em sala de aula virtual.
Comments