Escola:
Instituto Federal do Ceará campus Crateús
Integrantes do projeto:
Antonia Fiama Teixeira do Nascimento, Hellem Kessya Rosa Cavalcante (voluntária), Marcos Daniel Martins Gomes
Palavras-chave (até 3)
Intervenção, História e Apreciação musical.
Período
10/03/2021 a 28/06/2021
Carga horária total
17 horas
Público-alvo
Turmas do curso Técnico de Química Integrado ao Ensino Médio.
Número médio de pessoas atingidas pelo projeto
15
Apresentação do projeto
O projeto focou nas observações das aulas e na proposições de intervenções relacionando a apreciação musical ao contexto social e histórico da música aos conteúdos da disciplina de Instrumento Musical. As ações tiveram como bjetivo linkar a apreciação e gosto musical aos conhecimentos socioculturais e históricos da música, aliado aos seus aspectos introdutórios, dentro de uma perspetiva filosófica.
Justificativa para o desenvolvimento do projeto
A escolha do tema do projeto considera que a educação musical vai além do desenvolvimento de habilidades performáticas e teoria musical, é um processo que deve abranger a compreensão da música em seu contexto histórico e social, bem como as questões filosóficas que envolvem a arte e a vida. A apreciação musical é parte importante desse processo, sendo uma atividade acessível, capaz de desenvolver a audição, o senso crítico analítico e possibilitar uma vasta e rica vivência no mundo da música, ampliando repertório e aguçando a criatividade.
Objetivos alcançados
*Explorar o conhecimento sócio-cultural, filosófico e histórico da Música;
*Contextualizar a relação entre o ser humano e a Arte e sua importância;
*Refletir sobre a presença da Arte na vida pessoal e coletiva;
*Apresentar o papel da arte na sociedade, em especial a música."
Instrumentos de avaliação (somente citar quais foram usados)
Avaliação contínua e processual, considerando a participação dos estudantes, através da interação e socialização, a partir da prática reflexiva.
Metodologia utilizada
O desenrolar do projeto se deu dentro das aulas da disciplinas de Instrumento Musical, do curso Técnico de Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus de Crateús. Partindo das observações das aulas, o projeto buscou contribuir com a disciplina por meio de ações interventivas. As observações e intervenções foram desenvolvidas semanalmente, às segundas-feiras das 16:00 à 17:00 horas, através da plataforma google meet.
Produtos gerados com o desenvolvimento da ação
Slides e material selecionado da plataforma do YouTube.
Principais potencialidades encontradas
Durante as observações e intervenções os estudantes demonstraram maior interesse em curiosidades e jogos musicais. Considerando essa característica, uma potencialidade é continuar trabalhando o tema do projeto no formato de jogos, buscando ferramentas de software e apps que auxiliam na construção e aplicação desses jogos, ou encontrando alternativas de adaptação de jogos para o ensino remoto, ou elaborando-os.
Principais dificuldades enfrentadas
As principais dificuldades foram relacionados à conexão da internet, que muitas vezes prejudicou o andamento das atividades. Também houve dificuldades no planejamento e iniciação das atividades, algumas vezes relacionadas à insegurança quanto a receptividade da turma.
Estratégias de superação das dificuldades
Uma estratégia utilizada foi a seleção de materiais de apoio disponibilizado para consulta na plataforma do Classroom com a finalidade de corroborar o que foi apresentado na aula síncrona.
Outras informações (considerações diversas)
"Durante o projeto surgiu a oportunidade de estender as ações. O núcleo IFCE se uniu para realizar uma palestra com turmas da EEEP Manoel Mano e contou com um público maior de estudantes. O tema da palestra foi Música experimental no Brasil, o que estava dentro da proposta do projeto e foi bastante interessante de realizar, pois além de uma ação conjunta foi direcionada à um público com o qual não estávamos habituados a trabalhar.
Outro ponto importante de mencionar foi o desligamento da voluntária Héllem Késsya Rosa Cavalcante, que participou da construção e realização das atividades do projeto. Como ela era minha dupla até então, a sua saída e a entrada de outro voluntário (Samuel) forçou uma reorganização das duplas. Com isso, Marcos Daniel, que fazia parte do trio com Anderson e Laís, passou a fazer parte desse projeto formando um trio com Samuel e eu (Fiama)."
Comentários